Goianésia, GO
Olá - terça, 23 de julho de 2019
 
 
Operação Villa Mix resulta em 177 condutores autuados por embriaguez ao volante.
Mais Goiás - 01/07/2019

Entre os dias 29 e 30 de junho, 177 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, em Goiânia. Os dados são resultado da Operação Villa Mix, uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Delegacia Estadual de Investigações de Crimes de Trânsito (Dict), que teve o objetivo de prevenir acidentes e inibir condutas irregulares de motoristas que se deslocavam para o homônimo festival sertanejo. O número é mais que o dobro identificado no mesmo festival em 2018.

Conforme expõem informações da PRF, 100 profissionais das três corporações atuaram na ação. No sábado (29) e domingo (30), a BR-153, nas proximidades do estádio Serra Dourada, palco do show, foi isolada. Segundo o inspetor Newton Morais, os motoristas, ainda dentro dos veículos, passavam por um teste preliminar com o novo bafômetro, que acusa a ingestão de bebida alcoólica sem precisar que a pessoa encoste a boca no aparelho. Constatada a embriaguez, o carro era separado dos demais para a realização dos procedimentos necessários.

“Essa forma de atuação deu mais agilidade no processo. A PRF e a PM faziam os flagrantes, colocava os infratores na viatura e a Dict disponibilizou a estrutura da delegacia e convocou servidores para conferir mais celeridade aos flagrantes de crimes de trânsito”, disse.

Ao todo, foram registradas 580 autuações e 59 veículos foram apreendidos. Segundo a PRF, 177 motoristas foram flagrados embrigados, sendo que o maior teor alcoólico registrado foi de 1,04 mg/L. O número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) também chamou atenção da corporação. No total,  foram apreendidas 47, de motoristas do interior e de outros estados como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal; 18 de motoristas que exercem atividade remunerada e 7 permissões. A idade dos condutores irregulares variou entre 18 e 63 anos. Nove pessoas foram presas.

AUMENTO DE EMBRIAGUEZ 

De acordo com Newton Morais, as corporações nunca registraram tantos casos de embriaguez ao volante em um único evento. Na edição do show em 2018, foram 76 autuações, menos da metade dos registros  obtidos em 2019. Para o inspetor, os dados são preocupantes. “A tendência é de que os números diminuíssem, principalmente por conta da legislação que está mais rigorosa e também pelo aumento no valor da multa. Mas, infelizmente, o que registramos foi o aumento nas infrações. Muitos pensam que não serão flagrados ou que acharão alguma brecha na lei. No entanto, nossa tolerância é zero”, afirmou.

Conforme o agente, dos casos gerais, dois chamaram atenção. Em uma das situações, uma mulher foi flagrada utilizando a CNH de uma outra pessoa. Ela saiu de Brasília com destino a Goiânia e foi parada pela corporação antes de chegar ao show. “Ela era procurada da Justiça e usou a documentação de uma pessoa com características físicas semelhantes. Nós identificamos a irregularidade e a encaminhamos Central de Flagrantes, onde foi autuada por fraude mediante a utilização de documentação de terceiros”, disse.

Em outro caso, um homem, que já estava com a carteira de habilitação suspensa por embriaguez, foi pego dirigindo bêbado novamente. Na madrugada desta segunda-feira (1º/7), três motoristas também foram flagrados embriagados quando voltavam para o Estado em que moram.

As CNHs apreendidas serão devolvidas na tarde desta segunda-feira (1º/7) na sede da PRF, no Jardim Guanabara, às margens da BR-153. Os condutores deverão passar por novo teste de alcoolemia para reaver o documento. A multa tem valor de quase R$ 3 mil, com sete pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir por um ano.

 




Espalhe:

http://itaja105.com.br/n/19778




Leia também...

11/07/2019 Fies:pré-selecionados têm até esta sexta (11) para complementar inscrição
09/07/2019 Bolsistas da OVG devem renovar benefício até o dia 31 de Julho
09/07/2019 Pequenos negócios têm até segunda (15) para retornar ao Simples Nacional
05/07/2019 Após ação do MP, juiz determina garantia do direito à meia-entrada na exposição de Goianésia
04/07/2019 Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto
04/07/2019 Comissão da Previdência se reúne para votar parecer do relator
04/07/2019 Frio intenso chega ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste
04/07/2019 Mais de 800 mil pessoas já passaram por Trindade durante Romaria do Divino Pai Eterno